quinta-feira, 13 de março de 2008

Sergipe foi destaque ontem a noite no Jornal Nacional.

Controle de combustíveis de Sergipe é destaque nacional


O sistema de monitoramento do combustível da frota governamental, através de chips, foi destaque no Jornal Nacional de ontem, 11. Em matéria da jornalista Carla Suzanne foi mostrado que os chips adotados pelo controle de frota do estado combatem o gasto indevido do dinheiro público em Sergipe. Com esta medida, o estado já conseguiu economizar 20%.
O dispositivo é instalado na mala do carro e ligado a uma antena na entrada do tanque. Os sinais que ela emite identificam o veículo e as informações do abastecimento ficam gravadas numa central de dados. Esse tipo de monitoramento é feito há dois anos nos veículos das repartições públicas de Sergipe. “Não tem a menor probabilidade de haver um desvio de combustível. Até um vazamento que haja no tanque a gente pode comprovar”, afirma João Bosco de Lima, chefe de administração de Transporte.


Antes da implantação do equipamento, os carros rodavam menos e consumiam mais. Sem o controle eficaz, era difícil evitar os desvios de combustível. Com o sistema eletrônico, é possível saber a placa do veículo, o dia e a hora do abastecimento, a quantidade e o tipo de combustível. “Antes era tudo manual, então as pessoas podiam burlar o tanto que quisesse, podiam chegar em casa e tirar o combustível”, explica João Bosco. Tecnologia que combate o gasto indevido do dinheiro público. “A gente esperava economizar 10%, 15%. A gente já conseguiu 20% e a gente acredita chegar mais do que isso", avalia Marcio Zilberman, superintendente de compras do estado.
Felicito o Governador Marcelo Deda e sua equipe.
Fonte: fabiohenrique.com