Há exatos 45 anos, no dia 12 de Março de 1963, através da Lei Estadual n. 1.165, sancioanda pelo então governador do Estado de Sergipe, João de Seixas Doria, o então povoado de Alto dos Coqueiros, pertencente a cidade de Itabaiana, tornava-se emancipado, e adotaria o nome de MOITA BONITA.
O seu primeiro prefeito foi o Senhor Pedro Paes Mendonça, natural de Serra do Machado, e pai do então João Carlos Paes Mendonça. Pedro Paes, que era irmão de Euclides Paes Mendonça, desafiou o irmão e lutou pela emancipação do Povoado Alto dos Coqueiros, conseguido com a sanção da Lei Estadual 1.165/63. Infelizmente, não temos na cidade nenhuma praça, rua ou prédio público homenageando o senhor Pedro Paes Mendonça, que foi um simbolo pela emancipação de Moita Bonita.
Hoje, transcorridos 45 anos, Moita Bonita ainda conserva o ar de cidades do interior, com um povo honesto, devoto de Santa Terezinha, trabalhador, e acima de tudo confiante, apesar, de já contarmos com problemas de cidades grandes: desemprego e violência.
Neste dia, os nossos parabéns, a todos os filhos de Moita Bonita, e a tudos que aprenderam a amar esta cidade, queremos uma Moita Bonita onde todos tenham participação, onde todos tenham direito de opinar, de trabalhar, de ser respeitado. Esta cidade tem dono, e somos nós, cada um que mora em Moita Bonita, cada um que contribui para o crescimento deste município.
FELIZ ANIVERSÁRIO MOITA BONITA BELA.
Fonte: moitabonita.blogspot.com