sábado, 19 de janeiro de 2008

Polícia Civil de SE prende Floro Calheiros em Tocantins.

Após um longo período de investigação, a Polícia Civil de Sergipe, com o apoio de policiais federais, localizou por volta das 12h deste sábado o empresário Floro Calheiros no sul do Estado de Tocantins. Floro era conhecido na cidade de Gurupi, a 245 quilômetros de Palmas, como "Doutor Gonçalves" e vinha atuando no ramo da pecuária.

O empresário Floro Calheiros foi preso neste sábado, por volta das 12h, na área urbana de Gurupi, cidade localizada no sul do Estado de Tocantins e a 245 quilômetros da capital Palmas. A Polícia Civil de Sergipe vinha monitorando Floro há seis meses, através do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol). O empresário não reagiu à prisão dos policiais civis, que na operação foram acompanhados por mais dois policiais federais que vieram de João Pessoa, na Paraíba, para auxiliar na missão. Floro já vinha se consolidando na região de Gurupi como fazendeiro influente no ramo de criação de gados e já possuía três fazendas de sua propriedade: a Boa Esperança, localizada na cidade de Figueirópolis, bem próximo de Gurupi; a Santo Antônio e Guanabara.


No momento da prisão, ele estava acompanhado pela esposa e pelo filho. Floro era conhecido na cidade como “Doutor Gonçalves” e vinha se relacionando bem com os fazendeiros da região, cujo comércio se baseia na pecuária. A equipe encaminhou Floro Calheiros para a sede da Polícia Federal em Palmas, onde ele já presta depoimento à polícia. A chegada do empresário em Aracaju e a posterior apresentação do resultado da operação à imprensa ainda não tem data definida, pois será feito inicialmente todo o procedimento policial para o repasse das informações através de uma entrevista coletiva. O governador Marcelo Déda parabenizou o secretário Kércio Pinto, o superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, e mais os componenetes da equipe policial que participaram da operação, composta pelo delegado Marcelo Cardoso e os agentes Manoel Vieira Filho, Cristiane Ramos e Andson de Araújo Brito pelo resultado alcançado nos trabalhos deflagrados neste sábado. “Desde que voltei de férias já sabia dos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos. Foi uma prisão relevante para a segurança pública e que será responsável pela elucidação de outros casos”, destacou o governador, que também estendeu os parabéns para os policiais federais que participaram da operação e aos integrantes da Polícia Civil que nos últimos seis meses contribuíram com as investigações.


Para o secretário Kércio Pinto, a prisão de Floro Calheiros é mais um desafio que a Segurança Pública em Sergipe vem conseguindo superar. "Muitos questionavam a boa vontade da SSP em localizar e prender o Floro Calheiros. Quase nenhum crime de repercussão em Sergipe tem ficado sem resposta. Estamos trabalhando neste caso há muito tempo e felizmente conseguimos prender Floro Calheiros", comentou Kércio.


Monitoramento em Aracaju, a Divisão de inteligência e Planejamento Policial esteve atenta a todos os movimentos do empresário Floro Calheiros, orientando passo-a-passo os procedimentos da equipe policial em Tocantins. De acordo com a delegada Maria Pureza, diretora da Dipol, o trabalho de busca a Floro Calheiros, iniciado há cerca de seis meses, começou do zero.


"Foi um trabalho de formiguinha que contou com muito empenho do Cope e da Dipol e que valoriza muito a Polícia Civil. Essa prisão mostra a importância de nossa Instituição e comprova que temos policiais abnegados e comprometidos com a Segurança Pública", analisou Pureza.


Em Aracaju, os policiais civis Fabiano Valois, Ricardo Mendonça, Francisco Lião, Gustavo Mendonça, Fernando Maciel e Alberto Mendonça mantiveram um monitoramento 24 horas por dia, alternando escalas, mas sem perder qualquer informação que prejudicasse a prisão. "A participação de todos integrantes da Dipol e Cope foi providencial durante os seis meses de investigação", analisou a delegada Maria Pureza.
Obs: É rissadinha, viu só a Policia acertou. kkkkkkk