quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

João diz que TSE não permitirá candidatura de Edvaldo

O ex-deputado federal João Fontes (PPS) disse hoje (31) que o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) não poderá disputar a reeleição.


João disse que Edvaldo substituiu por algumas vezes o então prefeito Marcelo Déda (PT) no exercício do seu primeiro mandato. Edvaldo foi vice-prefeito por duas vezes quando Déda administrou a prefeitura.


O ex-deputado fundamenta sua informação numa consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral por um parlamentar do Estado de Pernambuco no dia 18 de dezembro de 2007. Segundo ele, presidente do TSE, Marco Aurélio, declarou, logo depois da consulta, que vice-prefeito que substituir o prefeito no exercício do mandato não pode disputar a reeleição por duas vezes. Ou seja, no caso de Aracaju, como Edvaldo substituiu Déda, por algumas vezes, em seu primeiro mandato não poderá disputar uma “nova reeleição”.


EDVALDO


O prefeito Edvaldo Nogueira respondeu às declarações do ex-deputado federal João Fontes dizendo que disputará a eleição e que não há nenhum entendimento do TSE contrário à sua futura candidatura.


Ele lembrou que Geral Alckmin (PSDB) foi duas vezes vice-governador quando o Estado de São Paulo era governado por Mário Covas (PSDB). Alckmin substituiu Covas em várias oportunidades, o sucedeu o cargo de governador e pôde disputar a reeleição sem que houvesse nenhum impedimento da Justiça Eleitoral.