terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Nova dupla Sertaneja Roberto Jefferson & Floro Calheiros


O advogado criminalista Roberto Jefferson recebeu no Rio de Janeiro, um familiar do pistoleiro Floro Calheiros, preso no Comando de Operações Especiais (COPE) em Aracaju (SE), com o objetivo de contratá-lo para advogado de defesa no caso do roubo das urnas eleitorais em Canindé do São Francisco e no indiciamento como autor intelectual do ex-deputado Joaldo Barbosa.

O encontro aconteceu na sexta-feira (25), mas só nesta segunda-feira (28) foi que Jefferson entrou em contato com o seu colega Gilton Garcia para tomar conhecimento sobre alguns fatos do processo. Gilton viaja na próxima sexta-feira (01/02) ao Rio de Janeiro para conversar com Roberto Jefferson sobre o assunto. Segundo Gilton, ele só vai se pronunciar, em relação a aceitar ou não a causa, depois que fizer uma análise dos elementos que lhe serão repassados.

Presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson também vai analisar questões políticas para fazer a defesa. Pode não valer a pena promover a defesa de um acusado por questões de roubo de urna e envolvimento no crime de um parlamentar.
Roberto Jefferson é um advogado criminalista de primeira linha na área jurídica, mas um nome extremamente polêmico – e conhecido – na atuação política.

Como deputado federal, Roberto Jefferson integrou o batalhão de choque contra o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello à época em que pesava quase 300 quilos, no início dos anos 90. Jefferson também foi quem denunciou o mais famoso esquema de corrupção que mexeu com as entranhas do Governo Lula e do Partido dos Trabalhadores, o mensalão. Propina que era paga a deputados para votarem a favor do Governo. Foi cassado pela Câmara Federal, mas levou com ele o todo poderoso chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu, também cassado e vários outros envolvidos e denunciados pelo Ministério Público.

Caso aceite a defesa de Floro Calheiros, o advogado Roberto Jefferson certamente será uma peça importante que atuará em todo o processo e se transformará em atração nas sessões jurídicas das quais participar.