Um encontro político entre o deputado federal Eduardo Amorim (PSC) e os prefeitos dos municípios de Canhoba, Capela, Itabaiana e Poço Redondo, marcou o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento da Fundação Nacional de Saúde (PAC/Funasa), anunciado ontem dia 19, em Brasília, em solenidade que reuniu mais de mil autoridades entre elas o Presidente da República, ministros de Estado, senadores, deputados, prefeitos, representantes da sociedade civil e grupos sociais especiais de comunidades quilombolas, indígenas, assentados rurais e ribeirinhos, também presentes no evento.
O PAC/Funasa, que receberá do Governo Federal um investimento na ordem de R$ 4 bilhões, dos quais serão aplicados um bilhão por ano para satisfazer a demanda do universo de municípios brasileiros, priorizando aqueles com até 50 mil habitantes e grupos sociais minoritários e estratégicos. O critério de seleção será baseado nos índices epidemiológicos, viabilizando a inclusão social por meio de ações de saneamento em especial nas localidades com elevados índices de mortalidade infantil.
Entre os municípios sergipanos contemplados com o PAC/Funasa dirigido às ações de saneamento estão Canhoba, Capela, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha e Santana do São Francisco. No quesito melhoria habitacional para o controle da Doença de Chagas estão os municípios de Aquidabã, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Macambira, Poço Redondo, Ribeirópolis e Umbaúba.
Para o deputado Eduardo Amorim a distribuição dos recursos representa para Sergipe uma melhoria significativa, haja vista que os municípios poderão desenvolver suas ações de maneira mais consistente, com a garantia do investimento por parte do Governo Federal. "Espero que o PAC/Funasa permita um avanço do serviço de saneamento dessas comunidades, minimizando suas necessidades e alavancando projetos estruturantes de cada uma das administrações municipais de Sergipe", destacou o deputado e médico.