O deputado Valadares Filho (PSB-SE), em pronunciamento feito hoje (22/06) no Plenário da Câmara dos Deputados, destacou a reportagem veiculada no último domingo, no jornal a Folha de S. Paulo, intitulada ‘Desigualdade cai entre Nordeste e SP’. Na matéria, especialistas declaram que o Brasil ficou menos desigual nos últimos 10 anos.
A reportagem divulga, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a região Nordeste cresceu mais que outras regiões do País. E, especialmente, alguns estados tiveram maior ganho de renda. O Estado de Sergipe apresentou crescimento de 41%. A cidade de Aracaju foi a capital nordestina com maior crescimento.
Valadares Filho ressalta que, desde 1995, o Estado de Sergipe vem registrando taxas de crescimento acima da média do Brasil e da média mundial. “Enquanto, no período de 2004 a 2005, o Brasil cresceu 3,2%; a região Nordeste teve um percentual de incremento de 4,6%. Nesse mesmo período, a média mundial ficou em 4,8%. Nesse intervalo de tempo, o crescimento do Estado de Sergipe atingiu 5,5%”, afirmou o parlamentar.
Entre as razões para essa diminuição das desigualdades, na voz dos analistas, estão o aumento do salário mínimo e os programas sociais como o Bolsa Família. Para o parlamentar sergipano, além dos programas sociais, esse crescimento se deve à política de desenvolvimento adotado em Sergipe, que prioriza a interiorização das indústrias, abre novos postos de trabalho em todo o Estado e evita a concentração na capital. “Essa política de interiorização do crescimento econômico, além de valorizar os municípios, contribui para que a capital do Estado, Aracaju, que também conta com administração municipal inovadora, seja a capital do Nordeste com a melhor qualidade de vida de toda a região Nordeste”, finalizou.