Em seu pronunciamento realizado no pequeno expediente da sessão desta quarta-feira, 08, o deputado federal Heleno Silva (PRB) fez referência a uma matéria publicada no Jornal O Globo, intitulada “Senador Álvaro Dias diz que Bolsa Família estimula preguiça”. O republicano classificou a declaração do senador como infeliz.
Durante o discurso, com um exemplar do Jornal O Globo desta terça-feira nas mãos, o deputado leu na íntegra as declarações do senador. “O Bolsa Família não tira ninguém da miséria. Mantém na miséria, porque estimula a preguiça, inclusive há gente que não quer trabalhar porque não quer ter carteira assinada para não perder o Bolsa Família”, declarou Álvaro Dias, líder do PSDB no senado, ao jornal.
Ao ler o trecho da matéria, Heleno deu continuidade a seu pronunciamento afirmando que o senador foi infeliz nas declarações. “Essa é a frase de um homem público? É a prova que o senador não conhece a realidade da pobreza no Brasil”, desabafou Silva, acrescentando que o país tem uma dívida com os pobres desta nação, principalmente no nordeste onde se concentra metade deles. “Aproximadamente 17 milhões de brasileiros vivem com menos de R$ 70 por mês, dos quais, 9 milhões estão no nordeste”, lamentou.
Ainda durante o pronunciamento, o parlamentar reconheceu que o Bolsa Família apresenta problemas, como o das prefeituras que não fazem uma correta fiscalização na hora de cadastrar as famílias. “Com essas falhas existem pessoas que não precisam receber, e mesmo assim recebem. Mas isso não é suficiente para o senador Álvaro Dias escrachar e jogar no lixo um programa como esse”, indignou-se Heleno.
Para concluir o discurso inflamado, o deputado disse estar feliz com a postura da presidenta Dilma, que prometeu incluir as famílias abaixo da linha miséria no programa “Brasil sem Miséria” , e pediu mais cuidado com as declarações sobre a pobreza no país. “Temos que ter equilíbrio na hora de fazer declarações. Creio que o senador Álvaro Dias foi infeliz e lembro-lhe que até José Serra, candidato do PSDB, reafirmou que, se eleito, daria continuidade ao Bolsa Família e até faria ampliação do programa. Infelizmente os tucanos não estão falando a mesma língua”, criticou Heleno.
Jornalista Gleice Queiroz.