As provas da 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) vazaram em São Miguel do Aleixo, Sergipe. As provas que deveriam ser aplicadas no próximo dia 18 de Junho foram aplicadas pela Escola Estadual Miguel das Graças, em São Miguel do Aleixo, oito dias antes da data prevista.
A OBM é uma competição que envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país. A participação dos estudantes é dividida em três fases, e os vencedores participam da Semana Olímpica, evento que premia os vencedores para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Segundo informações a diretora da Escola Estadual Miguel das Graças, Tatiane Vasconcelos das Graças antecipou as provas da OBM por coincidir com a data prevista de uma Gincana Cultural da Escola. As provas foram aplicadas no último Sábado (11/06), que além da antecipação da data, diversas irregularidades foram feitas na realização.
Segundo alunos da escola, as provas foram aplicadas em um período de 2 horas, contrariando as regras da OBM que são de 3 horas de duração. Além dos cadernos de resposta que ficaram retidos com os representantes da OBM no município, e deveriam ser entregues aos alunos ao final da prova, mas só alguns alunos conseguiram sair da sala com posse desse caderno.
A antecipação da prova prejudica alunos de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, que realizam a prova correspondente a do estado de Sergipe.
O sucesso da OBM no Brasil
O Brasil ficou em primeiro lugar na 25ª. edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática, realizada de 20 a 30 de setembro de 2010 na cidade de Assunção, Paraguai. Com duas medalhas de ouro e duas de prata, o país foi o primeiro colocado entre os 21 países participantes. O time brasileiro obteve também a maior pontuação total da competição, com 133 pontos.
Aparecido Santana, redação Itnet. (Itnet.com.br).