terça-feira, 24 de abril de 2012

Estado faz doações do Frutos da Terra em Ribeirópolis















Técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) entregaram nesta quarta-feira, 19, doações dos produtos oriundos da agricultura familiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Frutos da Terra em entidades socioassistênciais do município de Ribeirópolis.


A ação ajuda a promover a inclusão social e econômica no campo, através do fortalecimento da agricultura familiar para quase 30 mil pessoas das 12 cidades beneficiadas por 140 entidades socioassitenciais. “Em Ribeirópolis 25 produtores abastecem as 17 entidades participantes, dando acesso à alimentação saudável a 2.892 beneficiários. Hoje foram entregues mel, ovos, batata doce, frango e ovos caipiras”, disse a coordenadora estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra, Carla Santana.
A coordenação estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra continua o processo de apresentação do programa aos municípios que demonstram interesse em implantá-lo.
Em visita ao Programa Integração AABB Comunidade, projeto de complementação escolar e cidadania, a prefeita de Ribeirópolis, Evanira Barreto, participou da entrega das doações. “Para nós do município foi uma parceria muito importante com o governo porque agora foi complementada. É notável como as crianças estão felizes, todas têm direito de lanchar e vão de ‘barriga cheia’ para casa. Há ainda os agricultores que também são incentivados a produzirem porque tem a quem vender”, salientou.


“Já integramos ao Programa mais duas escolas do município esse ano”, frisou a coordenadora municipal do PAA de Ribeirópolis, Luna Clayane Bezerra, que trabalha fazendo uma ponte entre as cooperativas e entidades.


O Frutos da Terra já faz a diferença na merenda dos alunos da Escola Estadual Professora Maria do Carmo Santos. “De manhã muitos chegam aqui sem tomar café, antes havia uma preocupação em economizar a merenda para não faltar, mas com essas doações reforçamos a refeição deles”, relatou a diretora Ana Mary Costa. “Nas manhãs que tenho aula só como aqui, quando chego e na hora do lanche”, contou o aluno Alisson dos Santos de 10 anos, que estuda a terceira série.
Frutos da Terra


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Modalidade Compra Direta com Doação Simultânea é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com governos de estados e municípios. Com o programa, o Governo adquire produtos da agricultura familiar e os repassam a equipamentos públicos de alimentação e nutrição como escolas, hospitais públicos e creches, estimulando também as ações de acesso à alimentação.