quinta-feira, 5 de março de 2009

Valadares Filho destaca crescimento do turismo interno.

O deputado federal Valadares Filho (PSB), como membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, aproveitou as comemorações do Dia Nacional do Turismo, na última segunda-feira, para discursar na Câmara analisando os índices do turismo brasileiro, que mesmo com a crise econômica vem tendo índices de crescimento.

Segundo Valadares Filho, na contramão dos balanços negativos apresentados por alguns mercados da economia global, o turismo brasileiro driblou a crise financeira e registrou crescimento de 20% nos dois primeiros meses de 2009, em relação ao ano anterior. Ele apresentou números da Associação Brasileira de Agentes de Viagem – Abav, mostrando que a venda de pacotes turísticos cresceram 15% entre os primeiros bimestres de 2008 e 2009.

Para o parlamentar de Sergipe os próximos meses de 2009, têm uma ótima perspectiva, já que o Ministério do Turismo está preparando uma série de ações para incentivar as viagens pelo Brasil. A partir da idéia "Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil", lançada no fim de 2008, a Pasta planeja realizar campanha, filmes e anúncios para estimular viagens domésticas nos feriados prolongados. “Outros programas do Ministério que gostaríamos ainda de destacar é o Viaja Mais Melhor Idade, voltado para a terceira idade, e a campanha Brasil Sensacional, que divulga o país no exterior”, anunciou.

Valadares Filho entende que a implantação de outras ações ligadas ao turismo, como a Caravana Brasil Nacional, que leva agentes e operadores para conhecer in loco destinos brasileiros, colabora não só para o crescimento do turismo interno, mas para conhecimento das potencialidades locais. Ele entende também que mesmo com todas essas ações existe a clara necessidade de melhorias na infra-estrutura básicas das regiões turísticas. “É preciso investir com urgência na melhoria da qualidade dos serviços prestados, especialmente, através da capacitação do profissional que atua no setor”, defendeu.
PSB - Sergipe