quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SSP : Polícias Civil e Militar recebem 100 viaturas com sistema de monitoramento por satélite

O Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, locou 100 viaturas policiais plotadas e equipadas com rádios, giroflex e sistema de monitoramento por satélite (AVL), que vai permitir localizá-las em qualquer ponto geográfico, reduzindo o tempo entre o chamado da vítima e a chegada da polícia no local do crime. O investimento mensal na locação dos veículos é de R$ 182.400,00.

As novas viaturas serão usadas pelas Polícias Civil e Militar na Grande Aracaju e totalmente integradas ao novo 190. De acordo com o superintendente da Polícia Civil, delegado Gilberto Guimarães, o trabalho de investigação da polícia judiciária será aprimorado com as novas viaturas.
“O uso do georeferenciamento e das informações do banco de dados será útil para planejamento e ações de prevenção e combate à criminalidade. As viaturas dotadas de computador de bordo poderão interligar os serviços cartorários das delegacias e dar estrutura às equipes de local de crime, por exemplo, que precisam se deslocar e solucionar casos de homicídios”, diz Guimarães.

Esta é a terceira locação de veículos feita pelo Governo do Estado para a segurança pública nos últimos dois anos, sendo que se trata da primeira remessa de viaturas equipadas com tecnologia de ponta. A duas primeiras locações aconteceram em 2007, quando foram adicionadas 280 viaturas à frota da segurança pública.
A opção de não comprar mais carros vem trazendo uma grande economia aos cofres do Estado, como comprova o Departamento de Administração e Finanças (DAF) da SSP. Segundo o secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, os principais benefícios referem-se à manutenção imediata de carros quebrados, substituição de veículos com grandes avarias, controle da frota e economia no abastecimento de combustíveis.
“Para se ter uma idéia da redução dos gastos, somente em combustível, o Governo economiza, em média, R$ 100 mil por mês para abastecer toda a frota de veículos do Estado. A economia se deve graças à implantação de um chip, que é interligado entre o tanque de combustível do veículo e o medidor de quilometragem, o que permite saber quanto de combustível o carro anda gastando”, explica Kércio Pinto.