O objetivo é o desenvolvimento do interior do estado, movimentação da economia, fixação do pequeno produtor no campo com regulação do preço dos produtos, e fim da venda realizada por atravessadores
O Governo de Sergipe tem investido maciçamente na agricultura familiar como estratégia de desenvolvimento do interior do estado, movimentação da economia, fixação do pequeno produtor no campo com regulação do preço dos produtos, e fim da venda realizada por atravessadores. Para assegurar estes objetivos, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) lança em Ribeirópolis na próxima sexta-feira, dia 2, a primeira edição da ´Feira da Agricultura Familiar´ realizada pela pasta num município do interior.
O evento acontecerá na praça da Bandeira a partir das 14h, numa iniciativa do Governo de Sergipe em parceria com o Ministério Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), as prefeituras das 13 cidades envolvidas no projeto e a Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe (Centrafes).
Em médio prazo, a meta é disponibilizar ferramentas para que os agricultores de Ribeirópolis, Boquim, Lagarto, Simão dias, Umbaúba, Estância, Neópolis, Propriá, Japoatã, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju passem a produzir alimentos de origem agroecológica. Na feira de Ribeirópolis serão comercializados produtos cultivados de forma convencional e orgânica. Somente poderão vender produtos orgânicos as Organizações de Controle Social (OCS) com atestado da Comissão de Produção Orgânica do Estado de Sergipe – Ministério da Agricultura.
Erradicação da pobreza
Em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Ribeirópolis, a equipe do Bolsa Família Estadual vai participar da Feira com a Unidade Móvel da Assistência Social (UMAS) para identificar e incluir famílias em situação de extrema pobreza no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. A ação faz parte do trabalho de Sergipe para realizar a busca ativa dentro do plano ´Brasil sem Miséria´.
Além dos realizadores Seides, MDA, Centrafes e prefeituras municipais, são apoiadores da Feira da Agricultura Familiar no interior do estado a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil (BB), Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimeto Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Feira em Aracaju
Antes da feira em Ribeirópolis, a Seides realiza na quinta-feira, dia 1º setembro, a quarta edição da Feira da Agricultura Familiar no pátio da Seides. Realizada mensalmente em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e NUtricional, a feira acontece na primeira quinta-feira de cada mês, das 10 às 16h, para beneficiar pequenos produtores e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo de produtos saudáveis e genuinamente sergipanos.
Na edição da capital, a Feira da Agricultura Familiar conta com a participação dos produtos orgânicos dos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre, Porto da Folha, Indiaroba, Pirambu e Japaratuba. Nesta edição a iniciativa inclui também produtores das cidades de Malhador e Lagarto.
Além disso, a feira realizada na sede da Seides tem como parceiros a Emdagro, o Sebrae, a Organização de Controle Social (OCS), a Comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPORG/SE), as Catadoras de Mangaba e os laticínios 3H (Santa Cecília), Faísca (Classe A), Yomilk, União, Buril e Coopeagriu.