sábado, 10 de setembro de 2011

Roberto Carlos emociona Jerusalém.

Roberto Carlos trouxe a paz, a união e o amor do Brasil a Jerusalém.

Com sua voz levou mais de cinco mil pessoas ao delírio em seu show desta quarta-feira (7), que vai ao ar na Rede Globo na próxima sexta-feira (10).

O cenário reproduziu monumentos sagrados da Cidade Antiga, como a Igreja do Santo Sepúlcro, o Muro das Lamentações e a Mesquita de Al-Aksa.

Em um anúncio divulgado pelos dois telões, o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, disse que se sentia honrado por receber tantos brasileiros “na cidade sagrada do mundo”. “Saudamos o Brasil neste dia da independência. Aqueles que assistirem (ao show) depois, em casa, eu os convido para virem aqui no próximo ano”, disse o prefeito.

O show teve início às 20h15 (14h15 no Brasil) e as arquibancadas estavam completamente lotadas.

Cerca de 1.500 brasileiros viajaram para ver o espetáculo de Roberto Carlos.

Roberto Carlos abriu o espetáculo com Emoções e depois foi modesto ao anunciar que se atreveria em italianoTe voglio bene assai, que para ele era composta para cantores de voz “mais alta”, como Pavarotti e Zezé de Camargo. “Eu me atrevo a cantá-la com meu jeitinho”, disse o rei, arrancando risadas da plateia.

Ele cantou ainda sucessos como Lady Laura, Ave Maria, Aquarela do Brasil, Eu sei que vou te amar, entre outras.

Além de cantar em inglês e em italiano, foi ovacionado de pé quando cantou em hebraico Jerusalém de Ouro.

Gloria Maria dançaou de rosto coladinho no Rei enquanto ele cantava Unforgettable.

A canção é quase um hino para os israelenses e ficou famosa depois de 1967, quando Israel unificou a cidade antes ocupada pela Jordânia.

Já a canção Jesus Cristo era uma das mais esperadas pelos brasileiros em Jerusalém e foi também uma das mais aplaudidas e cantadas em uníssono pelo público.

Ao final do show, a embaixadora do Brasil em Israel, Maria Elisa Berenguer, mostrou-se emocionada e considerou o show de Roberto Carlos “um festejo lindíssimo” para encerrar o 7 de setembro. “Ele é parte da nossa cultura brasileira, ele tem um pedaço de nossa alma. E trouxe nossa alma para Jerusalém”, completou a diplomata.

Roberto Carlos evitou falar sobre política durante a viagem de uma semana em Israel, mas não precisava.

Sua música ecoou por Jerusalém como uma mensagem positiva para todos os povos do Oriente Médio: “eu quero crer na paz do futuro, eu quero ter um quintal sem muro, quero meu filho pisando firme, cantando alto, sorrindo livre. Quero levar meu canto amigo a qualquer amigo que precisar”.