quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prefeita Uita Barreto reinaugura Abatedouro Municipal José Silva "Zé Preto Marchante"


Na tarde desta quinta-feira, 1, o governador Marcelo Déda também prestigiou o ato de reinauguração do abatedouro municipal da cidade de Ribeirópolis. Situado às margens da Rota do Sertão, o abatedouro José Silva ‘Zé Preto Marchante’, que foi reformado pela Prefeitura Municipal em convênio com o Governo Federal, é o primeiro a receber a certificação da Vigilância Sanitária no interior sergipano.

A reforma incluiu a instalação de três câmaras frias (adquiridas através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ampliação do local de abate, que vai permitir também o abate de caprinos, ovinos e suínos, ondes antes só se abatiam bovinos.

Com a reforma, a Secretaria Municipal de Agricultura espera duplicar a capacidade de abate, hoje em 350 cabeças de bovinos por semana, para 700 cabeças semanalmente. A obra é fruto de um investimento de R$ 320 mil (Pronat/MDA).

Importância

Segundo o governador Marcelo Déda, a obra é de extrema importância para a saúde pública e segurança alimentar da população. “Quero parabenizar a cidade de Ribeirópolis, através da sua prefeitura, pois esta é uma obra de importância fundamental para garantir as condições adequadas de abate e comercialização da carne, além de representar um grande incentivo à atividade comercial e geração de renda. Com o aumento da produção, novos empregos serão gerados e a população contará com uma carne de qualidade certificada”, ressaltou o governador.

Déda também lembrou que o Governo do Estado, na sua gestão, também buscou beneficiar a cadeia produtiva da carne isentando a ‘carne verde’ do ICMS. “O meu governo também será lembrado por esta razão, já que esta também foi uma medida que trouxe benefícios para os comerciantes e até para os consumidores, pois deu a possibilidade para redução de preços”, contextualizou, ao saudar os familiares do homenageado presentes ao ato.

A prefeita Evanira Barreto lembrou que por conta do município já contar, inclusive, com a certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), todos os programas relativos à comercialização de alimentos, a exemplo da Feira do Agricultor Familiar, encontram um ambiente propício para a sua expansão, visto que os conceitos já são incorporados pelos produtores rurais.

“Temos aqui toda uma estrutura que obedece rigorosamente ao que determina a legislação. Isto é fruto da colaboração que obtivemos ainda durante o governo do presidente Lula, onde o sergipano Humberto Oliveira nos auxiliou no MDA”, reconheceu a prefeita. “Esta também é uma homenagem a um homem do campo que dedicou sua vida ao trabalho de marchante, deixando um legado de amizade, companheirismo e solidariedade”, complementou a prefeita, em relação ao homenageado.

Falando em nome dos familiares, o filho do homenageado, Djenal Alves da Silva, expressou a sua emoção ao constatar o nome do seu pai afixado na placa de uma obra pública de grande importância. “Este é um momento de grande emoção e eu não pensava que veria. Há anos atrás, só se via nas placas o nome de autoridades e de pessoas importantes. Hoje, estamos vendo o nome de um trabalhador dedicado e que, ao longo de sua vida, soube fazer amizades. Este é um grande orgulho para toda nossa família”, declarou o familiar.

Após o ato inaugural, o governador e a prefeita percorreram as instalações e verificaram toda a sistemática de abate e preparação da carne para comercialização.