quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prefeita discursa para os agricultores familiares "Este é um dia de alegria para a cidade de Ribeirópolis e para mim, como prefeita"


Na manhã desta quinta-feira, 1º, o governador Marcelo Déda participou de um encontro com agricultores familiares no município de Ribeirópolis, a 75 km da capital. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) para a discussão e apresentação de medidas voltadas ao agricultor familiar.

A Seides desenvolve uma série de ações, a exemplo da Feira da Agricultura Familiar, setor prioritário onde o Governo de Sergipe tem investido maciçamente como estratégia de desenvolvimento do interior do estado, movimentação da economia e distribuição de renda.

Realizada inicialmente em Aracaju e Ribeirópolis, a Feira da Agricultura Familiar é resultado de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais e a Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe. São 13 cidades envolvidas no projeto, que recebem investimentos de R$ 1,3 milhão na parceria entre Governo de Sergipe (que investe 10% do valor) e MDA (90%).

Foco de ações

Segundo o governador Marcelo Déda , nos últimos 30 dias, o Governo do Estado tem focado suas ações no fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvendo ações e programas para ir de encontro às necessidades do agricultor familiar.

“Lançamos o programa Frutos da Terra e, juntamente com o ministro Afonso Florence, lançamos em Simão Dias o Plano Safra 2011/2012, oferecendo R$ 150 milhões para os pequenos agricultores sergipanos. Agora, em Ribeirópolis estamos lançando o programa da Feira da Agricultura Familiar. Nós, em Sergipe, que fomos os primeiros a integrar as ações do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), adquirindo a produção da agricultura familiar para a merenda, queremos fortalecer ainda mais a inclusão produtiva a partir da agricultura em todo o Estado", destacou o governador.

De acordo com Marcelo Déda, a meta é ter 13 feiras funcionando no interior, dinamizando a comercialização dos próprios produtores, minimizando a ação dos atravessadores. "Os atravessadores exploram os agricultores e exploram os consumidores onerando o preço final das mercadorias. Nosso objetivo é criar uma estrutura, com assistência técnica e orientação, para estimular a qualidade dos produtos através do incentivo à produção orgânica, sem a utilização de agrotóxicos e produtos químicos, aumentando a competitividade dos produtos da agricultura familiar" complementou Déda.

A ideia, segundo o governador, é transformar as feiras em 'vitrines' dos produtos familiares, criando a cultura da busca de um mercado consumidor que identifique o valor dessa produção. "Se alinhando com esses objetivos, o Banco do Estado de Sergipe (Banese), que atingiu o melhor resultado entre os bancos estatais, também oferecerá linhas de crédito específicas para o agricultor familiar. Nós orientamos os produtores para que procurem as agências do banco e verifiquem as opções disponíveis", relatou Déda.

Durante a Feira, em Ribeirópolis, o Banese apresentará ao pequeno agricultor suas linhas de financiamento e a Emdagro vai disseminar informações sobre produtos orgânicos.

Atrativos

"Nossa meta é fazer com que o produtor venha direto para essas feiras, que são feiras diferenciadas e planejadas para que eles próprios desenvolvam seu espaço de comercialização", afirmou a primeira-dama e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino. Segundo ela, a iniciativa surgiu justamente para enfrentar a dificuldade que os agricultores tinham na comercialização, o que oferecia o espaço para o atravessador.

"Esse é justamente o papel que o Governo do Estado e o Governo Federal estão buscando desempenhar, buscando abrir espaços de comercialização tanto nas feiras quanto nos supermercados, restaurantes e hotéis, para que esse público conheça a qualidade dos produtos, fortalecendo o laço com os produtores", argumentou Eliane Aquino.

Em médio prazo, a meta é disponibilizar ferramentas para que os agricultores de Ribeirópolis, Boquim, Lagarto, Simão Dias, Umbaúba, Estância, Neópolis, Propriá, Japoatã, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju produzam alimentos de origem agroecológica. Na feira de Ribeirópolis serão comercializados produtos cultivados de forma convencional e orgânica, farináceos, verduras, frutas, legumes, derivados do leite, carnes e aves

Segundo Eliane Aquino, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Ribeirópolis, a equipe do Bolsa Família estadual vai participar da Feira com a Unidade Móvel da Assistência Social para identificar e incluir famílias em situação de extrema pobreza no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. A ação faz parte do trabalho de Sergipe para realizar a busca ativa dentro do plano 'Brasil sem Miséria'.

Integração

Para o presidente da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe (Centrafes), Joelito dos Santos, os investimentos do governo têm gerado a sustentabilidade das comunidades produtoras e ampliado as perspectivas dos agricultores familiares. "Nós temos visto a geração de riqueza e a consciência social e ambiental chegarem às localidades que sobrevivem da agricultura, sobretudo aos pequenos produtores. Nós temos a esperança de que esse projeto alcance o sucesso esperado e que tenhamos cada vez melhores dias", afirmou o presidente.

"Sergipe foi o primeiro estado a atender a chamada pública do PNAE para associar a produção familiar com a merenda escolar, atingindo 54% da meta estimada para o programa e superando estados como o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, nos parâmetros definidos. Esperamos que essa ação mostre o valor da produção familiar, pois produzimos produtos limpos, sem agrotóxicos e que as nossas próprias famílias consomem. Este é o grande diferencial que o público precisa conhecer", explicou Joselito.

Na ocasião, ele também entregou uma carta aberta ao governador, com reivindicações e sugestões que foram, recebidas pelo governador e encaminhadas para os secretários responsáveis.

Dia de Alegria

A prefeita de Ribeirópolis, Evanira Nascimento Barreto (Uíta Barreto), fez questão de expressar o seu contentamento com o lançamento do programa e as atividades realizadas pelo Governo do Estado no município. "Este é um dia de alegria para a cidade de Ribeirópolis e para mim, como prefeita, em presenciar a secretária e primeira-dama Eliane Aquino escolher nossa cidade para lançamento do programa. Agradeço a Seides e todos os parceiros que se somam nessa iniciativa que beneficiará mais 13 municípios em todo o estado", registrou a prefeita