terça-feira, 12 de julho de 2011

Valadares lidera retaliação do PSB contra Mercadante

Outra assombração ronda o arraial petista. Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida pelo senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), há uma articulação de líderes da Casa para a convocação do ex-diretor de Gestão de Risco do Banco do Brasil Expedito Veloso, um dos envolvidos no caso dos aloprados. Detalhe: o petista quer falar e anda insistindo aos senadores que aprovem logo a sua convocação.


Veloso acusa o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), de estar diretamente envolvido na compra, nas eleições de 2006, do falso dossiê contra o tucano José Serra, então candidato ao governo de São Paulo. O senador petista, na época, teria se unido ao ex-governador Orestes Quércia (PMDB), morto em 2010, para comprar o dossiê, segundo a versão de Veloso. Inocentado nas investigações sobre o caso, Mercadante repudia a nova acusação.

O líder do PSB no Senado, Antônio Carlos Valadares (SE), é um dos articuladores da convocação de Veloso. Promove uma retaliação contra Mercadante pelas medidas que o petista vem adotando no ministério. Durante todo o governo Lula, a pasta foi comandada pelo PSB. Mercadante teria criticado os três presidentes que o antecederam no cargo, um deles é o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que indicou os sucessores. Valadares contaria com o apoio de outros líderes governistas, entre eles Renan Calheiros (PMDB-AL), que nunca perdoou a atuação de Mercadante na crise que o obrigou a renunciar à Presidência do Senado.


Correio Braziliense