segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estado e agricultores familiares pactuam início do projeto Frutos da Terra em Ribeirópolis

Encontro da secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, com os agricultores familiares acontece nesta terça-feira, 12, no município de Ribeirópolis
A titular da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, realiza nesta terça-feira, 12, um encontro com os agricultores familiares dos 14 municípios envolvidos no projeto ‘Frutos da Terra’, que estimula o empreendedorismo entre os pequenos produtores através da comercialização direta de sua produção em Feiras da Agricultura Familiar.


O encontro acontece a partir da 9h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) do município de Ribeirópolis, cidade contemplada para a realização da primeira feira prevista para acontecer em agosto. Desenvolvido pelo Governo de Sergipe com recursos próprios e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o projeto ‘Frutos da Terra’ envolve, além de Ribeirópolis, produtores de Monte Alegre, Poço Redondo, Simão Dias, Lagarto, Japoatã, Neópolis, Própria, Umbaúba, Estância, Boquim, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.


“Além de explicar a sistemática e os benefícios que o ‘Frutos da Terra’ levará a cada cidade, a secretária Eliane Aquino fará uma exposição dos serviços públicos do Estado que podem ser acessados pelos cerca de 100 agricultores e seus familiares na rede de proteção social do Governo de Sergipe como o Sergipe Alfabetizado, o Mão Amiga e tantos outros”, ressaltou a diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, Heleonora Cerqueira. “Sabemos da preocupação da secretária com a integração de políticas públicas, além da questão específica das feiras. É importante que a gente detecte entre os agricultores problemas como analfabetismo, questões de saúde e outros”, acrescentou.


A meta é que cada edição das Feiras da Agricultura Familiar incorpore também os agricultores das cidades vizinhas. “Além da perspectiva de incluir mais beneficiários, esse esforço evita que a produção de uma determinada cidade seja insuficiente para abastecer a feira. Assim, garantimos também a diversidade e quantidade de produtos disponíveis”, explicou Heleonora. Após a reunião, um almoço será realizado com a participação de todos os agricultores presentes e representantes do MDA, da prefeitura local, cooperativas, Banco do Brasil e Banco do Estado de Sergipe (Banese).