O Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos do município Caio Marcelo participou na última terça 12/04, de uma importante reunião no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe - TRE-SE, o assunto em pauta é a “Revisão Eleitoral e o Recadastramento Biométrico” de nosso município que terá inicio no dia 16/06 e o termino 16/12, o prazo será de seis meses para que os ribeiropolitanos possam está fazendo o recadastramento para as eleições do ano de 2012.
Segundo informou a Presidenta do TRE-SE Desa. Suzana Maria Carvalho Oliveira, o recadastramento biométrico dos eleitores do Estado de Sergipe está previsto em provimento da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e atende às orientações da Resolução nº 23.335 do TSE.
O projeto de recadastramento em 2011 tem como objetivo habilitar mais eleitores brasileiros a votar, já nas eleições municipais de 2012, nas urnas com leitor biométrico acoplado, equipamento que identifica o votante por meio do reconhecimento de suas impressões digitais. A tecnologia, que garante mais segurança no momento da identificação do eleitor, já foi usada com sucesso nos pleitos de 2008 e 2010, alcançando mais de 1,1 milhão de pessoas. Aqui em Sergipe os primeiros eleitores que votaram em urnas biométricas foram os do município da Barra dos Coqueiros.
A diretora Geral do TRE-SE Dr.ª. Maria Conceição Vasconcelos disse que o recadastramento será também o primeiro passo para que, no futuro próximo, esses cidadãos recebam um dos mais modernos documentos de identidade do mundo, o Registro de Identificação Civil (RIC). Em 2010, o TSE e o Ministério da Justiça (MJ) firmaram convênio para que o Tribunal forneça os dados dos eleitores brasileiros colhidos por meio do recadastramento biométrico. Até 2018, deverão ser repassados ao MJ os dados de todo o eleitorado do país. O MJ será responsável pela emissão dos RICs.
O Secretário Municipal Caio Marcelo Valença Teles de Menezes informou que o Poder Executivo do município estará ofertando todo o apoio logístico para que esse avanço no âmbito eleitoral possa levar muito mais segurança para os eleitores do nosso município através do sistema biométrico.
Vagner Alves
ASCOM do Município