quarta-feira, 15 de julho de 2009

PT indica Valadares para a Presidência do Conselho de Ética do Senado

Os partidos que sustentam a permanência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no cargo conseguiram adiar a instalação do Conselho de Ética. A intenção é empurrar a eleição do novo presidente do órgão para agosto, após o recesso, quando se espera que a pressão por investigação contra Sarney seja minimizada.


O conselho é o único órgão que pode decidir pelo afastamento de Sarney e investigá-lo por quebra de decoro parlamentar. Ontem foi apresentada mais uma denúncia contra ele, a terceira que se soma a uma representação do PSOL.


Ao adiar a instalação do órgão, os governistas tentam evitar dar palanque para a oposição continuar desgastando Sarney e o governo. A avaliação ontem era que, mesmo com a CPI da Petrobras, o foco continuou em Sarney. Pela primeira vez, senadores pediram a renúncia dele da presidência.


O adiamento também ajuda a resolver impasse em torno da indicação do presidente do conselho -o PMDB quer Paulo Duque (PMDB-RJ), enquanto o PT trabalha por Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).


Duque é o preferido do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e já mostrou estar afinado com Sarney. "É um homem que prestou muitos serviços ao país. Ficar vasculhando a vida dele é bobagem", disse Duque.


Matéria completa para assinantes da Folha de São Paulo