quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os números do Padrão confirmam: Amorim é 5º na disputa para o Senado.

Revelado o resultado da pesquisa do Instituto Padrão para o Senado com o nome do deputado federal e pré-candidato Eduardo Amorim (PSC). Na semana passada, parte da imprensa divulgou os números, mas sem citar o percentual alcançado pelo parlamentar. Pela primeira vez, o resultado traz o desempenho de Amorim, que ficou em último entre os principais pré-candidatos.
Em um cenário com o ex-governador João Alves Filho (DEM) sendo candidato ao Senado, o deputado federal Albano Franco (PSDB) aparece em primeiro com 34,9%. Em segundo vem Jackson Barreto (PMDB) com 33,8%, seguido pelo ex-governador com 33%. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) vem em quarto com 31,7%. Em último aparece Eduardo Amorim com 25,3%.
8,4% disseram que votariam branco, nulo ou em nenhum deles, e 5% afirmaram que não sabem em quem votar.
O Padrão ouviu 1.383 eleitores nos dias 25, 26 e 27 de junho nas cidades de Aracaju, Socorro, São Cristóvão, Itabaiana, Itabaianinha, Neópolis, Japoatã, Estância, Glória, Riachão do Dantas, Lagarto, Areia Branca, Tobias Barreto e Dores. A margem de erro máxima permitida é de 3% dentro de um índice de 95% de confiabilidade.
Em um outro quadro, dessa vez excluindo a candidatura de João Alves, Amorim permanece em último, mas com uma ligeira melhora: 28,2%. Em primeiro aparece Albano Franco (41,6%), seguido por JB (39,2%) e Valadares (37,2%). Sem o ex-governador, o número de eleitores que votaria em branco, nulo ou em nenhum deles passou para 12,1%. Não sabem somaram 5,3%.
A pesquisa foi encomendada ao Instituto Padrão pelo deputado federal Albano Franco.
*Cícero Mendes é jornalista, foi editor do Caderno Municípios do Cinform e atualmente é editor do Caderno Municípios do Jornal da Cidade e correspondente em Sergipe do Portal Terra.